Bla Bla Blab

A ideia do Blab! é simples.

Não é nosso objetivo discutir o quanto a indústria musical se alterou com a chegada da internet ou o futuro dessa máquina toda. Antes de tudo, queremos ouvir música boa e sincera.

Apresentamos, na maioria das indicações, uma alternativa ao modo operante, uma “revolução” sonora que coloca os artistas como peças principais. Grande parte dos músicos apresentados neste blog expressam livremente seus desejos artísticos quanto a distribuição de suas obras. Em um mundo onde o compartilhamento de informações é quase regra, é algo que parece fazer muito sentido.

Nos preocupamos com a criatividade, com o conhecimento gerado e favorecido a partir do livre acesso aos arquivos digitais. Os direitos sobre a criação estão nas mãos dos artistas, que dizem exatamente o que você pode fazer com as obras criadas, através de licenças flexíveis chamadas de Creative Commons ou pelo livre compartilhamento de seus trabalhos em sites de download legalizado.

Aqui buscamos a música pelo seu valor básico: o de contar histórias e tocar ouvintes, em uma troca sincera: existe o som, você ouve, e se gostar, compartilha. Simples assim.

Blab! é sua revista digital de música livre. Toda semana selecionamos discos gratuitos pra você pegar, espalhar, deletar, gravar. Faça a ideia circular.


Quem escreve e seleciona o conteúdo?

bruno-real

Prazer! Meu nome é Bruno Real, DJ e produtor desde 1997, formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na UFPR e atualmente morando em Curitiba. Toquei em diversas festas no interior de São Paulo e Paraná – hoje mantenho meu hobby como produtor de música eletrônica e grande apreciador de música: acredito na criatividade, então, na teoria, qualquer coisa entra no meu ouvido.

Junto com amigos, fui responsável pelo programa BPM na Rádio Uniara FM, em Araraquara-SP, por 5 anos. O Blab! nasce também dessa necessidade de continuar servindo música desconhecida para o maior número de pessoas.

O interesse pelo Creative Commons surgiu em 2007, ano de fundação de outro projeto, a netlabel Solidalab!. Nesta plataforma lançamos 18 álbuns de artistas de todo mundo. Atualmente o projeto está pausado, sem previsão de retorno. Em breve, todo o catálogo estará disponível para download novamente, provavelmente neste espaço.

Como produtor de música eletrônica, lancei álbuns livres e grátis no Bandcamp e diversas faixas para audição no Soundcloud.

A cultura do compartilhamento e do Creative Commons foram objetos de estudo no artigo “Livre e Grátis: Estudos sobre uma nova economia digital”, parte da minha pós-graduação em Mídias Sociais, Interatividade e Conectividade.

Dúvida, sugestões, entre em contato.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *